Arte que Encaixa

|

por Rodolfo Ori, em 16 de abril de 2013 em arte com nenhum comentário

 

A caixa de leite é um dos resíduos mais conhecidos e falados desde que as palavras “eco” e “reciclagem” ganharam popularidade em nosso dia-a-dia!

Na Espanha, alunos de mais de 100 faculdades coletaram mais de 45 mil caixas de leite e construíram a maior estrutura reciclável do mundo.

Post Arte que Encaixa - imagem 1

Desenhado por CUAC Arquitectura e por Sugarplatform o projeto inciou com a distribuição de um folheto informativo em centenas de instituições de ensino em Granada. A disponibilidade dos estudantes em contribuir com o projeto gerou uma coleta de 45 mil embalagens de leite. As embalagens foram moldadas com grampos em um ângulo de 135º formando dois tipos de módulos independentes: a parede, como peça sólida e uma torre que une duas outras peças linearmente ou perpendicularmente.

Post Arte que Encaixa - imagem 2

O pavilhão foi construído em apenas duas semanas e em duas etapas. A primeira foi com a ajuda de 120 estudantes que tiveram aulas de projeto na Faculdade de Arquitetura de Granada e construíram cerca de 300 módulos. A segunda etapa foi com o transporte e montagem destes módulos para o Parque de Ciências.

Post Arte que Encaixa - imagem 3

O objetivo do projeto implicou em conscientizar as pessoas da importância do tratamento e reciclagem dos lixos e resíduos produzidos pelo ser humano para a proteção do meio ambiente e mostrar que é possível usar a cabeça para a construção de estruturas temporárias com o selo verde de verdade!

Post Arte que Encaixa - imagem 4

O pavilhão inteiro foi desmontado e enviado para um centro de reciclagem. Esta iniciativa rendeu o Guiness com recorde mundial de maior estrutura construída à partir de material reciclado.

Será que se fizermos algo parecido, geraremos algum impacto em nosso meio de vida urbanizado. Se alguém quiser tentar, entre em contato conosco.

Maiores informações no site da Hypeness.

Rodolfo Ori
rodolfo_ori  
rodolfo.ori@terra.com.br

Rodolfo foi vendedor por mais de doze anos na área de bens de consumo e há alguns meses resolveu que poderia contribuir mais para ajudar na conscientização das pessoas em fazer um consumo consciente. É colaborador em algumas peças gráficas do Ciclopak e roteirista e escritor nas horas vagas.

Gostou? Compartilhe essa ideia!

 


|

Tags: , , , ,

Comente!

Deixe seu comentário:

parceiros:





apoio:

sobre

Somos uma iniciativa cultural, que propõe a discussão e fomentação da reutilização de materiais explorando as mais diversas áreas criativas do conhecimento por um mundo mais bonito e mais sustentável.

Faça parte desse ciclo!

faça parte

O Projeto Ciclopak é um projeto independente e sem fins lucrativos. Você é fundamental para que essa ideia continue. Buscamos pessoas para colaborar em diversas áreas do projeto e parcerias com empresas comprometidas com o desenvolvimento sustentável. Entre em contato e saiba mais: contato@ciclopak.com.br