Lâmpada de PET

|

por Marina Brandao, em 8 de novembro de 2012 em arquitetura, iluminação, sustentabilidade com nenhum comentário

Que a garrafa PET está sendo utilizada como ferramenta para sistema de iluminação não é nenhuma novidade, mas o interessante disto é que a “nova lâmpada” está sendo cada vez mais difundida e aproveitada nos mais diversos tipos de utilização.

A iluminação natural com PET capta a luz solar e a distribui homogeneamente no ambiente interno através da refração da água contida nas garrafas. Esta é uma criativa invenção do mecânico mineiro Alfredo Mosart, que temendo ficar sem luz em dias de apagão fez esta solução simples e barata de iluminar cômodos durante o dia, sem precisar da energia elétrica.

O legal é que esta ideia tem proporcionado ajudar a vida de pessoas que vivem, muitas vezes, em situações precárias. Infelizmente essa é uma realidade do nosso país e por isso mesmo esta solução já vem sendo adotada em comunidades como, por exemplo, a da Vila Nova Esperança, em São Paulo.

Em setembro deste ano o Projeto Ciclopak acompanhou a ONG TETO em uma de suas ações e viu de perto as chamadas “EcoHouses” receberem este sistema de iluminação. As “lâmpadas de PET” proporcionaram um maior aproveitamento de luz nas casas reformadas, afinal a intensidade de cada montagem pode chegar a equivalência da potencia de uma lâmpada de 40 a 60W.

É também uma ótima maneira de economizar energia elétrica, já que evita o acionamento de lâmpadas durante o dia e com isso o meio ambiente agradece.

A “receita” é bem fácil de ser reproduzida: garrafa PET limpa + água + 02 tampinhas de água sanitária + proteção para tampinha. É importante também fazer uma boa vedação ao redor da garrafa para que não ocorram vazamentos em dias de chuva.

Exemplo prático que se pode reutilizar materiais de maneira útil, com simplicidade e criatividade.

Marina Brandão
 
marina@mbiluminacao.com.br
Formada em Arquitetura e Urbanismo, me especializei na matéria que mais me desperta curiosidade … iluminação. Atualmente dedico a maior parte do meu tempo no desenvolvimento de projetos de iluminação, mas além disso sou apaixonada por qualquer assunto relacionado a arte. Cores, texturas, fotografia, design e novas perspectivas me encantam … então volta e meia me arrisco num “faça você mesmo”. Aqui no Projeto Ciclopak mostrarei que arquitetura e iluminação podem ser grandes aliados para a construção de um mundo melhor.

Gostou? Compartilhe essa ideia!

|

Tags: , , , , ,

Comente!

Deixe seu comentário:

parceiros:





apoio:

sobre

Somos uma iniciativa cultural, que propõe a discussão e fomentação da reutilização de materiais explorando as mais diversas áreas criativas do conhecimento por um mundo mais bonito e mais sustentável.

Faça parte desse ciclo!

faça parte

O Projeto Ciclopak é um projeto independente e sem fins lucrativos. Você é fundamental para que essa ideia continue. Buscamos pessoas para colaborar em diversas áreas do projeto e parcerias com empresas comprometidas com o desenvolvimento sustentável. Entre em contato e saiba mais: contato@ciclopak.com.br